Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter;
repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é
imperfeito.

Fernando Pessoa

domingo, 3 de agosto de 2008

Beber bastante água é assim...

Quando ouvia na televisão que nosso corpo precisa de água, que devemos nos hidratar sempre, eu raciocinava o absurdo dessa situação.
Sim, é absurdo!
Somos seres humanos. E como qualquer outro ser vivo, dependemos de água para viver. Chegar a um ponto de civilização (chamemos assim) em que é necessário ficar fazendo um esforço enorme para lembrar que devemos tomar água só indica o óbvio: há algum problema nisso.

Mas enfim, eu não fugia à regra. Nunca fui de tomar muita água. Às vezes eu tinha um "acesso de sede" e bebia uns quatro copos de água de uma vez, quase me engasgando (vê se pode)!

Então, assim que resolvi mudar as coisas, decidi que água seria uma coisa essencial de inserir na minha vida.

Primeiro, passei a observa como eu ingeria ou não a água. Percebi que, na escola, eu sempre tomava. Entre uma aula e outra ou no intervalo eu sempre estava dando uns golinhos. O problema mesmo era em casa. Aí percebi que o que me levava a consumir mais água na escola do que em casa, além do motivo óbvio de sentir sede por falar bastante durante as explicações, era o fato de que os corredores da escola sempre têm bebedouros, por onde quer que se passe. Assim, uma paradinha aqui e ali sempre é bem-vinda e natural.


Pequeno detalhe, grande resultado

Não hesitei. Coloquei na minha casa uma garrafinha (daquelas tipo mamadeira) em lugares onde sempre estou. Se vou ficar algum tempo no micro, encho a garrafinha (hoje já foi mais de um litro) e deixo sobre a mesa. Antes de dormir, ela está na beira da cama. Se vou assistir à TV, ela está ao lado do sofá. Enfim, ganhei uma companheirinha e tanto!!!!
Ah... e não deu outra! Comecei a beber água o dia inteiro!
Nunca imaginei que uma coisa tão simples pudesse dar um resultado tão satisfatório...
Ultimamente, tenho colocado algum chá sem açúcar ou adoçante. Não experimentei suco de fruta porque acho que vai entupir o bico. Também, suco eu bebo bastante, sem problemas.
O próximo passo é carregar água também na escola. Os bebedouros são bons, mas tenho de sair da sala. A questão da higiene também conta. O mais importante é que estou bebendo líquido direto, indo ao banheiro com boa freqüência e nunca mais tive acesso de sede.

Ponto!

Nenhum comentário: