Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter;
repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é
imperfeito.

Fernando Pessoa

domingo, 3 de agosto de 2008

Primeiros passos: olhando o próprio umbigo

Eu trabalho em horários malucos.
Como sou professora, minha rotina é mais ou menos assim:
- manhã: aula todos os dias, de segunda a sexta;
- tarde: em casa;
- noite: aula todos os dias, de segunda a sexta.
...e resumo da ópera era ("era" - essa eu já consegui!) o seguinte:-
- manhã: não comia nada quando saía de casa, tomava café preto com bolacha recheada até três vezes na escola e, no almoço, comia como um elefante;
- tarde: o que acontece quando se come como um elefante? Dorme-se como um bicho-preguiça. Isso mesmo - eu almoçava pra caramba e dormia a tarde toda;
- final da tarde: horário em que meu marido chega; um big café, com direito a vários copos de café-com-leite, vários pães, várias bolachas, várias melecas para passar nos pães e bolachas, e bolo comprado em padaria, com um monte de açúcar em cima.- noite: ia à escola e... tchan! café preto a noite toda, sem nada que pesasse no estômago e, quando eu chegava, jantaaaaava os restos do almoço! Isso após as 23h.
Ginástica? Nem pensar.
Hehe. Lembra quando eu falei que sabia o que estava fazendo de errado...? Pois é.
Portanto, medida número 1 era óbvia: acabar com a farra. Se não dá para mudar o horário de trabalho, dá para mudar o horário de comida. Precisava, para não perder de vista o objetivo, ser uma mudança que fosse factível, adaptável à minha realidade de horário de professora, e que pudesse ser mantida.
Assim, o que combati mais seriamente foi o big café.E deu certo! A mira foi precisa!Fiz uma substituição: ao invés de tomar big café, eu comecei a jantar, de uma vez.
A conseqüência é que eu não chegava morrendo de fome às onze da noite em casa. Passei a tomar um leite ou chá com bolacha (eu não tinha fome para mais, amém!) ou um granola, banana com aveia, coisas assim.O resto foi uma ótima conseqüência: como não me entupo de comida antes de dormir, acordo com fominha e não consigo mais ir à escola de manhã sem comer nada. Um café-com-leite e um pão resolvem. Aí, lógico, não fico tomando mil copinhos de café com bolacha. Como alguma coisa no intervalo, às dez da manhã, e no almoço como que nem gente - um prato legal, mas sem exagero. Um prato (numeral e não artigo).Aí, lá pelas 3 e meia, 4 horas, tomo um café-com-leite bem rasinho para não atrapalhar a janta, que vai ser entre 6 e meia e 7 horas.Só com isso, eu já parei de engordar. Minha última pesagem estava encostando no 65 e voltou ao 64.
Isso tudo eu fiz no mês de junho.

Nenhum comentário: