Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter;
repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é
imperfeito.

Fernando Pessoa

domingo, 3 de agosto de 2008

Ginástica - Como inserir esse hábito?

O passo seguinte era (re)começar a ginástica.

Recomeçar significa que antes já tinha tentado - e fracassado.

O esquema era mais ou menos o seguinte: começava o calor e as férias estavam próximas. Eu já estava de saco cheio de me sentir esquecida por mim mesma, naqueles finais de ano eternos, com provas, trabalhos, cobranças, etc. Pensava: "Nossa, estou largada, preciso fazer alguma coisa." - e corria fazer matrícula na ginástica.
Até aqui, tudo bem.
Começava empolgada, fazendo mil aulas, musculação e pensando naqueles regimes bestas.
É fácil imaginar que a coisa durava pouco. O verão ia embora e a animação também. Um pouco antes de o inverno chegar, eu já estava no mesmo esquema, pagando academia sem dar as caras e morrendo de remorso por gastar dinheiro à toa. Cancelava a matrícula e tudo entrava no mesmo esquema...

Mudando o essencial

Quando decidi começar essa mudança de hábito, não fui à academia primeiro.
Como disse antes, eu precisava fazer um esquema de horário de alimentação que fosse mais saudável e que me desse condições de ter mais ânimo, especialmente no período da tarde, que é meu horário livre.
A mudança de horário de alimentação me ajudou muito, porque passei a não ter aquele sono absurdo após o almoço. Comecei a sentir meu horário livre não como um horário-para-dormir-e-comer, mas um horário meu.
Aí então decidi voltar, mas de uma forma diferente.
Primeiro, isso não aconteceu num acesso de vontade de colocar um biquíni. Aliás, foi no final de junho, em pleno inverno, que senti a necessidade de voltar. A mudança começou pela cabeça.
Primeiro, a academia que freqüento é excelente. Chama-se BioSports (http://www.biosports.com.br/2006/) e adota o sistema BodySystem, o que significa aulas de primeira qualidade. O que, porém, realmente me faz ir e voltar sem mudar o endereço é que o pessoal de lá é muito competente. Sem aquela "chameguice" boba - são profissionais de primeira e ponto. Isso é um ponto decisivo, na minha opinião. Jamais me adaptaria a uma academia em que o mais importante fosse o exibicionismo ou que a cada estação tivesse um professor. Cheguei a procurar outros lugares, mas a BioSports acabou sendo a minha opção.
Fiz a matrícula, mas dessa vez, fui com outra cabeça.
Primeiro, a velha questão do horário. Não bastava querer ou sentir necessidade de fazer atividade física. Tinha que voltar definitivamente. Então não comecei fazendo apenas duas aulas: uma na segunda e outra na quinta. É lógico que isso parece pouco para o corpo, mas era necessário inserir o horário na minha vida. Para evitar o desânimo, escolhi duas aulas que adoro: de Jam (com o Geovane, um show) e de Balance.
Isso foi muito legal, porque eu comecei a não sentir nada como obrigação - embora, lógico, mantivesse o compromisso. Não dava para ficar uma semana sem fazer uma das aulinhas, né!
Pouco a pouco, consegui não sabotar esse horário. Mesmo no final do semestre, quando o fechamento de notas é mais exigente, eu consegui manter a ida à ginástica. Fiz outras aulas, experimentei algumas coisas diferentes, mas meu princípio não se modificou: as duas aulinhas estão inseridas no meu esquema. Já fazem parte do meu hábito.

Para não dizer que não houve flutuações, deixei de ir apenas uma semana, quando estive em férias e viajei com meus pais para a roça. Mas ninguém é de ferro. O importante é que voltei no mesmo esquema.

Boa notícia: um quilinho se foi.

Balanço:
Quando comecei, estava quase no 65.
A mudança do horário de alimentação me ajudou a parar de engordar. Fiquei no 64.
As aulinhas me ajudaram a emagrecer um pouco. Minha última pesagem está no 63.

Nenhum comentário: